Estética | Saúde

Diástase Abdominal – Porque ela Acontece, Exemplos e Como Tratar

11 de junho de 2017
diastase-teste

Oi Geeente! Vocês sabiam que a cantora Sandy, Cláudia Leite e a atriz Thaís Fersoza passaram por um problema muito comum após a gravidez chamado de diástase abdominal?

Pois é.

Elas revelaram que sofreram um deslocamento dos músculos do abdômen de modo que isto causou uma linha afundada na barriga e, após consulta médica, receberam o diagnóstico de diástase abdominal.

Hoje, eu vim aqui para te contar que eu também passei por esta mesma situação e, como eu acredito que este é um assunto que interessa muito a você, vou te revelar (tendo como base a experiência que tive logo depois do parto) tudo sobre a diástase abdominal – porque ela acontece, exemplos e como tratar.

diastase-abdominal

Diástase Abdominal na Gravidez

Assim que dei à luz à minha pequena (que hoje já está uma mocinha linda!), me deparei com a pele de minha barriga num estado de flacidez que eu nunca esperava.

Minha autoestima estava ficando extremamente baixa por conta disto e eu realmente estava me sentido muito mal com esta situação.

E você sabe né, mulher gosta de se sentir bonita e eu não estava nem me sentindo à vontade com qualquer tipo de roupa que eu vestia.

Até que, após consultar um médico, ele me disse que eu estava com diástase abdominal.

Eu não sabia do que se tratava exatamente, foi aí que perguntei para ele – “Doutor, o que é diástase abdominal?”.

Ele então me respondeu que a diástase abdominal é uma separação que ocorre no músculo reto abdominal, um dos músculos abdominais principais do core; aqueles que se localizam no centro do corpo e que controlam a postura e força do tronco.

Era por isto que eu estava com uma linha afundada na região central de minha barriga e também apresentava sintomas da diástase como:

  • Incontinência urinária.
  • Dificuldades em realizar certos tipos de movimentos.
  • E muitas dores na lombar, coxas e nádegas.

Agora, você sabe por que acontece a diástase abdominal?

Segundo meu médico, a diástase ocorre porque durante a gestação a barriga começa a crescer e os músculos do abdômen vão se esticando causando aquela linha afundada na barriga, chamada de linha alba.

Este é um processo funcional e normal que ocorre durante a gravidez, mas o problema é quando este processo é alterado pelo rompimento ou por um espaçamento maior desta linha alba.

como-tratar-diastase-abdominal

Tratamento para Diástase Abdominal

Sabe também outra coisa interessante que acabei descobrindo?

É que se você fizer o estímulo adequado dos músculos reto abdominais eles podem retornar a seus lugares em até 6 meses depois da gestação e não há riscos para um futura gravidez.

E, depois deste período você pode optar também por fazer fisioterapia como tratamento para diástase abdominal.

Porém, em último caso, se sua diástase abdominal estiver muito aparente; você pode ser aconselhada por um médico a realizar uma cirurgia.

Cirurgia de Diástase abdominal 

Esta cirurgia para correção da diástase é chamada de abdominoplastia.

E vou te contar viu – durante o procedimento é feita uma incisão horizontal abaixo do umbigo, os músculos retos de seu abdômen são costurados e assim eles vão ficando mais unidos.

E, se for necessário, todo o excesso de pele e de gordura de sua barriga será removido.

Aí a “magia” acontece – você fica com um abdômen mais reto e uma cintura mais contornada; sem contar que boa quantidade de estrias vai embora também!

Até que eu não precisei me recorrer a abdominoplastia para correção da diástase abdominal, vez que somente os exercícios físicos que me foram recomendados associados a uma alimentação saudável e uso de cinta já resolveram meu problema.

Fotos de Diástase Abdominal

Veja alguns exemplos de diástase abdominal nestas imagens:

abdominoplastia

Viu? Nestes exemplos, as mulheres estão fazendo um teste simples para descobrirem se tem diástase.

Tais casos são reais e confirmados este diagnóstico.

Portanto, minha querida, acredito que passei para você informações extremamente importantes e úteis.

Caso você esteja com dúvidas sobre o aspecto de sua barriga, levando em consideração também os sintomas que tem sentido, procure seu ginecologista ou obstetra, pois eles são os profissionais mais indicados para confirmar diagnóstico de diástase abdominal.

E então? Você acha que está com diástase abdominal? Comente!

Fiquem com Deus e um Graaaande Beijo 😉

RMP Empreendimentos Digitais CNPJ:27.945.033/0001­-60
Rua Barão de Teffe, 1000 - Sala 27 Jundiaí SP 13208760
Tel:(11) 4522-2710