Início » Cartela de Cores: Você Sabe Usar Os Segredos da Coloração Pessoal a Seu Favor? Descubra!

Cartela de Cores: Você Sabe Usar Os Segredos da Coloração Pessoal a Seu Favor? Descubra!

Oi meninas, tudo bem? Nesse artigo eu vou falar a respeito da cartela de cores: os mitos sobre o tema e como o seu uso pode mudar a maneira como você se veste.

Sabe quando escolhemos um look baseado naquela inspiração do Instagram mas, no momento de usar sente que tem algo errado com aquela produção?

Isso acontece devido ao fato de que, mesmo quando a modelagem é boa e a proporção está correta, é necessário considerar a combinação das cores com o tom de pele e cabelos como um fator de grande influência no resultado final.

Esse é um assunto que considero tão importante quanto a compreensão do seu tipo de corpo e do seu estilo pessoal, pois a escolha da cor que não combina conosco pode nos deixar com aquela cara apagadinha sabe?

Tudo bem Camila, mas como eu descubro quais as cores que podem tornar o meu look mais harmonioso e me deixar mais bonita?

É o que vou contar para vocês agora neste guia de coloração pessoal. Vamos lá?

Cartela de cores: o que é?

A cartela de cores é o conjunto de nuances que, em combinação com o nosso tom de pele, olhos e cabelos, disfarça as imperfeições (mesmo que muitas vezes apenas nós vemos), ajuda a esconder olheiras e nos deixa com um aspecto mais iluminado e bonito.

Você já escolheu uma peça de uma determinada cor e recebeu muitos elogios? Isso acontece pelo fato de que aquela nuance faz parte da sua coloração pessoal.

Quando conhecemos as cores que nos favorecem fica muito mais fácil coordenar as peças para criar produções incríveis, comprar de maneira mais consciente e usar apenas aquilo que realmente nos favorece.

Quer descobrir a sua cartela de cores ideal de uma maneira prática e rápida? Separei algumas dicas para vocês. Vamos lá?

Como saber a minha cartela de cores por meio da análise de coloração pessoal?

cartela de cores

O primeiro passo para identificar a cartela de cores adequada é um teste onde colocamos tecidos de cores quentes (como o vermelho) ou frias (como o azul) próximos ao rosto.

O tom ideal vai nos deixar com um aspecto mais radiante e bonito.

Se você tiver pele quente, tecidos com cores frias próximos ao seu rosto vão trazer aquele ar de que está apagada ou pálida.

Já quando a pessoa tem a pele fria, os tecidos de tonalidade quente fazem com que pareça meio avermelhada ou laranja.

Em minha opinião esse é um dos testes mais eficazes quando o assunto é descobrir a sua coloração pessoal.

Você pode também observar as veias do seu corpo, se forem esverdeadas sua tonalidade é quente e se forem azuladas é fria.

Mas Camila, e se tiver os dois tons? Então é neutra!

Nesse caso é preciso levar em consideração outros fatores para identificar quais as cores que mais favorecem aquele tom de pele.

É possível perceber as diferenças ainda quando tomamos sol.

Quem tem a pele quente tem a tendência de ficar bronzeada e quem tem a pele fria fica avermelhada ou com uma coloração rosada.

Existem ainda análises que estes testes trazem como a verificação de valor, se o tom é claro ou escuro e de intensidade, ou seja, se é brilhante ou opaco e são agregadoras para a escolha da cartela de cores perfeita para o seu tom de pele.

Você sabe coordenar as cores para favorecer o seu look?

Aprendi que a beleza do look está nos contrastes, seja de texturas, seja de cores, pois são eles que trazem a harmonia e o equilíbrio para a produção.

Depois de entender quais as tonalidades ficam melhor em você, observe os contrastes do seu cabelo e pele e traga isso para o look.

Por exemplo, se você tem a derme clara e os cabelos também, o contraste entre um e outro é pequeno e vai ficar legal se trouxer isso para o look.

Então usar uma produção monocromática em tons pastéis pode funcionar muito bem.

Já se a sua pele e cabelos são muito contrastantes, por exemplo, se você é negra e tem luzes no cabelo, vai ficar lindo se usar peças com tonalidades bem distintas, como uma blusa clara com uma calça escura, por exemplo.

O que é o círculo cromático?

cartela de cores

O círculo cromático é uma ferramenta maravilhosa e muito utilizada por profissionais que trabalham com design, moda e afins.

Nele as cores são organizadas de acordo com suas tonalidades e intensidades. É muito útil quando queremos criar efeitos de contraste no look, pois a combinação das cores pode deixar uma produção com um ar mais maduro ou jovial, dependendo da escolha dos tons.

A utilização do círculo cromático traz harmonia, fazendo com que as combinações se adequem melhor aos nossos olhos e a produção pareca mais equilibrada.

Como combinar cores usando o círculo cromático?

Existem duas formas mais conhecidas de usar o círculo cromático para criar produções mais harmônicas visualmente.

1) A primeira delas é utilizando o que chamamos de cores análogas, estas são na verdade as nuances mais próximas ali no círculo.

2) Já a segunda é por meio das cores complementares, ou seja, aquelas que se opõe na cartela.

O ideal mesmo é olhar o círculo, pois quando pensamos simplesmente nas combinações pode dar um certo receio.

Por exemplo, se eu disser que amarelo e azul fazem uma dupla linda, tem algumas pessoas que podem torcer o nariz.

E como saber se a cor é fria ou quente?

Vocês se lembram das cores primárias? Azul, vermelho e amarelo? Então, quando combinadas elas formam as cores secundárias correto?

Dessa forma, a mistura de amarelo com azul se transforma em verde, a de vermelho com azul em roxo e a de amarelo com vermelho em laranja.

Mas por qual motivo estou relembrando a aula de artes?

Bem, as cores com fundo com maior concentração de azul são as frias (azul, cinza, lavanda).

Já aquelas com maior concentração de amarelo são as cores quentes (laranja, amarelo, marrom).

Cartela de cores de acordo com as estações do ano?

Você já ouviu falar da Suzanne Caygill? Ela foi a estilista responsável por criar o método mais antigo de coloração pessoal, separando as cores em quatro grupos e as relacionando com as estações do ano.

Isso não é aleatório, pois Suzanne percebeu que em cada estação ocorre a predominância de algumas nuances, que uma vez combinadas podem favorecer as pessoas que tem a pele de acordo com aquela frequência de cor.

Vamos entender melhor?

Os tons quentes são representados pela primavera e pelo outono, já os tons frios são melhor expressados no verão e no inverno.

Já quando o assunto é saturação as estações que melhor representam são o outono e o inverno e as que trazem cores mais suaves são a primavera e verão.

Então no momento da escolha considere que:

  • Verão: frio e suave.
  • Outono: quente e saturado.
  • Inverno: frio e saturado.
  • Primavera: quente e suave.

O ideal é procurar a ajuda de um profissional de consultoria de imagem e estilo para compreender melhor como fazer uso dessa técnica na criação de looks que nos valorizem mais.

Truques de estilo e a cartela de cores, você sabe como coordenar tons fora da sua coloração?

Sinceramente não acredito que devemos ficar escravizadas pela cartela de cores, mas usá-la para melhorar nossas escolhas e criar produções melhores.

Nem sempre estou disposta a usar apenas as cores da minha coloração e quando isso acontece acabo recorrendo a alguns truques que me auxiliam e não deixam meu look desequilibrado ou estranho.

Querem saber como faço para usar as cores fora da minha cartela? Vou contar tudo pra vocês:

Recorra aos acessórios para fugir da sua cartela de cores

Um boa opção para usar as cores do momento sem fazer com que elas briguem, digamos assim, com a harmonia entre a sua pele e o look, é recorrer aos acessórios.

Você pode usar uma bolsa, cinto ou até mesmo sapatos e botas de cano curto para fugir das cores padrão.

No entanto, o inverso também é válido certo?

Quando estou com uma blusa que foge da minha cartela de cores, recorro a um lenço no pescoço ou um máxi colar para equilibrar o visual.

Recorra à maquiagem

Geralmente as cores que mais nos chamam a atenção estão ligadas à nossa coloração pessoal.

No entanto, algumas pessoas não conseguem gostar das cores de sua cartela ou usam uniforme e procuram meios de harmonizar o visual.

Um bom truque nesse caso é recorrer à maquiagem para alterar a tonalidade da pele e assim adequar o rosto as cores desejadas.

No entanto, é importante ter um certo cuidado para não ficar muito artificial e estranho, ok meninas?

Aprenda a escolher e a distribuir corretamente as peças nas cores certas no look

Como eu disse anteriormente, as cores que combinam com o tom de pele, olhos e cabelos, devem ser usadas preferencialmente próximas ao rosto, pois assim auxiliarão a disfarçar algum ponto que você não goste e te deixará mais iluminada.

Caso queira usar uma cor que não coordena com a sua cartela de cores o ideal é fazer isso em calças, shorts ou saias.

Já quando escolho uma blusa fora da minha coloração, gosto de sobrepor uma terceira peça que quebre o efeito e traga mais harmonia para o meu look.

Qual a importância de conhecer a sua cartela de cores pessoal?

Eu sou a favor de podermos usar o que quisermos, sem limitações. No entanto, essa liberdade que a moda cada vez mais democrática vem trazendo, deve ser dosada com bom senso também.

Conhecer a sua cartela de cores permite que você realize compras muito mais acertadas, pois vai adquirir apenas peças que realmente vai usar e se sentir bonita.

Ou seja, o risco de comprar aquela peça que está na moda e deixá-la guardada no closet até que decida doá-la, é bem menor.

Além disso, quando organizo meu guarda-roupas de acordo com a minha coloração pessoal, fica mais fácil encontrar combinações práticas que diminuem a dificuldade de decisão no dia a dia.

Confesso que depois de entender quais as cores me favoreciam, diminui o meu ritmo de compras e hoje sou muito mais feliz com o meu ármario!

Em breve também vou falar de Coloraçao Pessoal.

Fiquem ligadas aqui no blog!

E vocês meninas já fizeram o teste para conhecer a sua cartela de cores pessoal?

Me contem aqui nos comentários! Quero saber tudo!

Beijos,

Camila Oto

Seguir:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *