Como Cuidar de Kefir?

O Kefir é uma alimento que, para muitos, ainda é um mistério. Muitas pessoas, inclusive, ficam confusas sobre o que, de fato, ele é.

Uma coalhada? Um iogurte mais azedinho?

Para as duas perguntas, a resposta é não. O Kefir é diferente de tudo isso, existem várias pessoas, a maior parte mulheres, que amam e utilizam em suas dietas, já que é um superalimento e são incontáveis os seus benefícios para saúde.

Agora, se você quer entender melhor o que é esse alimento, saber como cuidar do kefir e conseguir usar em várias receitas do dia a dia, continue lendo o artigo e se surpreenda com a facilidade!

Mas, o que é Kefir?

Antes de saber como cuidar de kefir, é importante que você primeiro saiba o que é esse alimento.

O famoso kefir é uma espécie de bebida fermentada muito rica em nutrientes e probióticos.

O fato de fazer bem à saúde não está apenas em ser um alimento poderoso, o nome, acredite ou não, é bem sugestivo.

O nome é de origem turca “keif”, que significa que te faz sentir bem, que promove o bem estar.

Vinda do Cáucaso, esse alimento já foi chamado por muito tempo de grão da vida e a história contada por nativos da região é que eles teriam recebido o Kefir como presente de Alah.

Na época era colocado o Kefir no leite de ovelha, de cabra ou vaca. Depois disso, eles armazenavam em bolsas de couro para que pudesse acontecer a fermentação e resultar em um iogurte azedo.

O fato das pessoas viverem com mais qualidade era associado ao consumo do kefir, levando o rótulo de “grão da vida” por muito tempo.

Hoje em dia é mais fácil cuidar do Kefir, sem sombras de dúvidas. Então, não pense que irá precisar comprar bolsas de couro, apenas alguns cuidados são o suficiente para que você usufrua dos benefícios desse alimento.

E, antes que você entenda como cuidar de Kefir, você precisa saber qual tipo de Kefir possui, sendo que existem dois: O Kefir de leite e o Kefir de água.

Nesse artigo você vai entender como cuidar de kefir de leite, que é o que possui mais processos e é o que a maior parte das pessoas preferem consumir.

Como cuidar de kefir de leite?

No caso do kefir de leite, existe duas opções de cuidado:

Kefir de leite fresco

Se você ganhou ou comprou o kefir de leite fresco, que ainda está no leite, é bem simples.

Você só precisa deixar ele no leite e esperar por cerca de doze horas. Passado esse período, você precisa coar o Kefir e jogar fora esse primeiro leite.

Então, o próximo passo é colocar mais leite e esperar a fermentação acontecer, podendo deixar de doze horas até quarenta e oito, sem problemas. Depois é só coar e consumir.

Kefir de leite liofilizado ou desidratado

Essa segunda opção de como cuidar do kefir é um pouquinho mais complicada, não por ser difícil, mas por ter mais processos.

Assim que você receber seu kefir desidratado, que parece muito com batata palha, você precisará deixar hidratando, por doze horas, em água filtrada.

Depois de passado esse período, coe o Kefir, jogue fora a água e coloque no leite, mais ou menos, ½ copo basta.

Deixe fermentando no leite por doze horas e, em seguida, coe e jogue fora o leite.

Nesse processo de como cuidar de kefir, coloque mais ½ copo de leite e deixe descansar por 24hrs. E então, você pode repetir esse processo a cada 24 hrs.

Como deve ser a consistência do leite? Quando sei que já posso consumir?

É fundamental que você sempre observe a consistência do leite, que deve ser um pouco mais cremoso em torno dos grãos.

Mas, não se preocupe se já houver passado as doze horas e não estar nessa consistência, você pode deixar fermentando até três dias. E, além disso, em lugares mais frios o processo é mais demorado.

Outro ponto é que, o leite é mais cremoso ao redor dos grãos, mas, num geral, a consistência é mais rala. Apenas quando você pega com a colher é que percebe a cremosidade em volta dos grãos.

A consistência nunca chegará a ser tão cremosa quanto um pudim, por exemplo. E, se você notar que formou um soro por cima do Kefir, não está estragado, é apenas a fermentação se separando em várias partes.

Se acontecer isso com você, apenas misture muito bem com uma colher, coe e coloque num novo leite.

Conclusão: Quanto de leite devo colocar para a quantidade de kefir que possuo?

Quanto de leite devo colocar para a quantidade de kefir que possuo

Não tem uma regra, como você deve pensar. Pelo contrário, a quantidade de leite que você colocar pode variar de acordo com o quanto você consome e o seu gosto pessoal.

Então, para exemplificar e te fazer entender melhor, se você quiser tomar dois copos de leite fermentado por dia, então, coloque dois copos para que o kefir possa fermentar.

É simples e prático.

Agora, uma dica boa para você que quer saber como cuidar de kefir é o seguinte: quanto mais grãos houver no pote, maior será a acidez presente no seu leite.

Então, para não correr o risco de tomar um líquido ácido e mais gaseificado, utilize 500ml de leite para apenas 1 colher de sopa de grão de kefir de leite.

Agora que você já sabe como cuidar de kefir da forma correta, aproveite para aliar esse superalimento com a sua dieta para que, além de você usufruir dos benefícios para a saúde, consiga emagrecer naturalmente.

Camila Oto

Seguir:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *